Contribua para o Open Food Facts

Tudo que necessita é uma atitude de recolher informação! :-)

Podemos tornar a indústria alimentar mais aberta e transparente? Sim nós digitalizamos! 1863 Open Food Facts contributors and growing - Since 2012
Sim nós digitalizamos!

Todos podem contribuir

Faça parte da nossa base de dados colaborativa, livre e aberta de produtos alimentares de todo o mundo!

Open Food Facts é um projeto sem fins lucrativos, feito inteiramente por voluntários, nós precisamos de si.

Adicionar produtos

Use a nossa aplicação para Android, iPhone ou Windows Phone para digitalizar facilmente o código de barras de produtos da sua casa ou lojas locais e fazer o envio de fotografias dos rótulos deles.

Sem telemóvel? Não há problema: também pode usar a sua máquina fotográfica para adicionar produtos diretamente no site.

No site também pode preencher as informações dos produtos que adicionou ou adicionados por outros.

Diga ao mundo

Gosta do Open Food Facts? Conte aos outros sobre a sua experiência!

Pode apresentar o projeto à sua família e amigos, mostrá-los como instalar a aplicação e contribuir, escrever um artigo num blogue, compartilhar o Open Food Facts nas redes sociais...

E apresentá-lo ao vivo! Apresentamos o Open Food Facts para públicos muito diferentes em cenários muito diferentes, e sempre obtemos uma resposta muito entusiasmada quando mostramos o que pode ser feito quando os dados dos produtos estão abertos. Temos muitos materiais de apresentação (slides, etc.) que pode adaptar ou apresentar tal como estão.

Torná-lo local

Pode ajudar a traduzir o site e aplicação móvel para o seu idioma e para traduzir apresentações, anúncios, etc.

Podemos trabalhar juntos para oferecer suporte e adicionar logótipos para rótulos locais, para descodificar códigos do embalador local para que possamos mapear produtos, etc.

Inicie ou participe numa comunidade de colaboradores locais: adicione produtos locais, recrute amigos, apresente o projeto em encontros e conferências locais, etc.


Ajuda especializada necessária

Desenvolver o Open Food Facts também requer conhecimento especializado e de perito em muitas áreas diferentes:

  • Gestão de projetos

    Temos muitas ideias e você provavelmente tem ainda mais, mas é um grande desafio priorizá-las, construir um roteiro e gerenciar projetos quando cada participante for um voluntário com tempo limitado.

  • Design

    Precisamos de ajuda para criar uma melhor experiência do usuário no site e na aplicação móvel do Open Food Facts para melhorar o design, criar materiais de apresentação impactantes, etc.

  • Desenvolvimento

    Temos muito trabalho de desenvolvimento para fazer: no backend Open Food Facts (Perl e MongoDB), API (JSON), site (HTML5, JS, Foundation), aplicações iOS / Android / Windows Phone / FirefoxOS (desenvolvidos atualmente em HTML e JS com o Apache Cordova / Phonegap, com as versões Swift e Java / Kotlin sendo trabalhadas), para construir novas reutilizações fiches, etc. Nosso código está em GitHub.

  • Criar comunidades

    Precisamos construir comunidades locais em todos os países e, ao mesmo tempo, uni-las globalmente.

    É muito difícil criar uma comunidade local num país sem viver lá, então sua ajuda para encontrar os primeiros participantes muito motivados é essencial. É um deles?

  • Comunicação

    Não temos certeza do que escrever aqui, você poderia ajudar?

    Mais a sério, há muitas boas coisas que os usuários, contribuidores e reusuários fazem com o Open Food Facts e seria ótimo para que mais pessoas soubessem disso. Em particular, precisamos de ajuda para relações públicas e de mídia.

  • Projetos Especiais

    Há muitas aplicações interessantes e originais de dados abertos de alimentos com quais poderíamos trabalhar com agências governamentais de alimentos, produtores de alimentos, pesquisadores, universidades, escolas, ONGs etc. Talvez você já tenha ideias? Se tiver, por favor nos ajude a fazé-los progredir.


Vamos conversar!

Muitas ideias, energia e entusiasmo são compartilhados em nossa comunidade de contribuidores, junte-se a nós!

Aqui estão alguns lugares onde pode encontrar outros colaboradores, conversar com eles e trabalhar com eles:

  • Slack

    O Slack é a melhor maneira de interagir e colaborar com outros colaboradores, desenvolvedores e reutilizadores. É um fórum de discussão que pode acessar do seu navegador ou telefone. Isso mudou completamente como trabalhamos juntos. Por favor tente, clique no botão abaixo para ser convidado para o nosso Slack.

  • Grupos do Facebook

    Temos grupos do Facebook para contribuidores do Open Food Facts em muitas línguas. Unir-se a eles é uma boa maneira de obter notícias sobre o projeto e compartilhar anúncios para um público mais amplo.

  • Wiki

    Também temos um wiki que usamos para documentar de forma colaborativa o Open Food Facts e seus subprojetos. Também usamos o wiki para gerenciar traduções e trabalhar nas taxonomias/hierarquias de categorias, rótulos, etc.


Há muitas outras maneiras de contribuir para o Open Food Facts, por favor junte-se a nós no Slack e vamos começar a discussão!